Administrar servidores via Server Manager Windows Server 2012

Olá Pessoal,

Uma das novidades no Windows Server 2012 é o Server Manager, com ele ficou muito mais facil administrar os servidores da rede e de forma eficiente, diminuindo a complexidade de administração de vários servidores sendo eles físicos ou virtuais.

Você pode administrar facilmente todos os seus servidores de somente uma console, desde que ele esteja executando os sistemas Windows Server 2003,\ Windows Xp, Windows Server 2008 \Windows Vista, Windows Server 2008 R2\Windows 7 e Windows Server 2012\Windows8.

Porém para administrar os servidores é necessário adiciona-los na interface depoisde adicionar os servidores você poderá administra-lo, abaixo segue o procedimento para adiconar um servidor que está executando o sistema operacional Windows Server 2008 R2:

Antes de demontrar o procedimento segua abaixo a estrutura conceitual do server manager:

estrutura-conceitual-server manager

1-Abra a interface Server Manager:

1

2-Clique com o botão direito do mouse em Add Servers:

2

Há três opções para localizar os servidores:

A- Active Directory : Se você está em um ambiente de domínio, você pode usar o padrão do Active Directory guia (AD) e especifique uma unidade AD organizacional (UO), no qual a olhar para servidores, ou busca de um determinado servidor, especificando todos ou parte de seu nome.

B- DNS : Se preferir, ou se você não tem AD configurada no seu ambiente de pesquisa, usando as propriedades de DNS: um nome de computador ou endereço IP.

C-Importação : Esta opção permite que você adicione vários servidores de uma só vez pela importação de uma lista de nomes de servidores em um arquivo de texto na lista de servidores disponíveis na caixa de diálogo Adicionar Servidores.

No exemplo abaixo iremos utilizar o Active Directory pois a máquina já faz parte do dominio.

3- Em Name (CN) digite o nome do servidor que deseja administrar e clique em Find Now, clique na seta para adicionar na lista ao lado:

3

4-Clique no servidor na lista do lado direito e em OK:

4

5-Pronto o servidor foi adicionado na lista e agora poderá ser administrado pela console do server manager no Windows Server 2012:

5

Conclusão:

Neste artigo demonstrei como adicionar um servidor no server manager para administra-lo, assim podemos facilmente adicionar funções, detectar problemas entre outros de forma facil e simples de uma única console.

Abraços,

Flávio Honda

Analista de TI,moderador forum TechNet, Microsoft Community Contributor, participante do TechNet Wiki,MCP,MCC,MCSA, MCTS

Marcado com: ,
Publicado em Windows Server 2012

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: