Saiba como se preparar para um exame de Certificação Microsoft _

Olá pessoal,

Muitos me perguntam como me prepararo para um exame de Certificação Microsoft, na verdade não há uma receita a se seguir porém há alguns passos que considero importantissímo se não essencial para a preparação, vou citar alguns pontos, vamos supor que eu esteja me preparando para o exame 70-642:

1° Você deve verificar na página da Microsoft o “skill” ou seja quais habilidades é  cobrado no exame, sabendo que eu vou prestar o exame 70-642 vou acessar a página:

http://www.microsoft.com/learning/en/us/exam.aspx?ID=70-642&locale=en-us#tab2

2° Ok, visto que eu já sei o que vai ser cobrado no exame há dois passos a se seguir, fazer um treinamento oficial preparatório para o exame ou você pode estudar por conta própria caso seje autoditada.

Nesse caso eu sempre recomendo fazer o treinamento em um centro oficial microsoft (CPLS), visto que no treinamento você terá um instrutor que já prestou o exame e irá passar toda a experiência dele e além de dicas e networking.

Bem mais sei que nem todos estão disposto a investir em um treinamento, nesse caso, eu recomendo comprar o famoso Kit de treinamento do exame, o kit de treinamento é o material recomendado pela própria Microsoft, ele aborda os tópicos que é cobrado no exame, ele também tem exercícios e laboratórios para fixar o conhecimento, o kit custa em média 100 reais, mais pode variar de acordo com qual exame você irá prestar, ele pode ser encontrado facilmente nas livrarias.

OBS: Eu aconselho antes de começar a estudar para certificação que você façe um cronograma de estudos, e siga a risca, por exemplo:

Preparatorio exame  70-642

Topicos:

Configuring Names Resolution (22 percent) do dia 30/03 até 03/04

Configuring Network Access (18 percent) do dia 03/04 até 05/04

O cronograma ajuda a você a ter um  maior controle para seus estudos, e caso ainda esteja com dificuldades em algum tópico, estude novamente até você não ter dúvidas.

3° Caso tenha feito o curso ou não, eu recomendo fortemente o laboratório, veja tudo que irá abordar no exame e coloque em prática nada melhor que você fazer os laboratorios para realmente aprender o conteudo, até mesmo porque no dia-a-dia, teremos que saber executar as tarefas.

4° Faça simulados, a Microsoft recomenda 2 (Transcender, MeasureUp) eles tem o mesmo grau de dificuldade que do exame.

5° Agende seu exame na prometric, na verdade eu gosto de agendar o exame primeiro e depois me preparar pois assim sei que tenho que estudar para o exame e tenho que me preparar para aquela data especifica, porém muitos primeiro estudam e se preparam para o exame e depois marcam o exame, ai fica a criterio de cada um, porém a técnica de marcar o exame antes funciona acreditem.

Bom pessoal esse é o método que eu utilizo para passar nos exames de certificação Microsoft, caso vocês tenham dúvida ou alguma dificuldade fiquem a vontade para perguntar.

Abraços e bom estudos a todos !!!

Flávio Honda

Analista de TI,moderador forum TechNet, Microsoft Community Contributor, participante do TechNet Wiki,MCP,MCC,MCSA, MCTS

Marcado com:
Publicado em Certificações
3 comentários em “Saiba como se preparar para um exame de Certificação Microsoft _
  1. Lucas Aquiles Trindade disse:

    Olaá tudo bem…queria saber se tem algum pré requisito que vc deve ver antes de fazer cada prova…por exemplo o Exame 70-642.

    • flaviohonda disse:

      Olá Lucas,

      Desculpe a demora em responder.
      Não há nenhum tipo de pré-requisito para prestar qualquer tipo e exame MCP, MCTS, da Microsoft, no skill no site da Microsoft eles recomendam que o profissional tenha de 6 meses a 1 ano por exemplo de experiência, porém não é obrigatório e nem precisa comprovar.
      o importante é você se preparar para o exame.
      Abraços.

  2. Não sei se vcs já conhecem ,mas há ótimos simulados pra que, está estudando para certificação. Tudo em português com mais de 2000 questões para PMI, SQLSERVER, ITIL, WINDOWS SERVER, CCNA, .Net….
    Todas questões com respostas online e que gravam a evolução da prova.
    Achei beeeemmmm interessante.

    Vcs já viram? O Site está no link abaixo:

    http://www.iheadgo.com/

    Vale a pena dar uma boa olhada!

Deixe uma resposta

