Olá Pessoal,
Semana passada apresentamos um webcast focado em certificações Microsoft, e hoje o Fabio Hara postou em seu blog um post relacionado ao tema, vejam como a certificação Microsoft é importante:
O que voce ja ouviu falar sobre certificação no mercado? Talvez você ainda não tenha feito nenhuma certificação por alguns motivos (custo, tempo para estudo, credibilidade, etc) e não esteja nos seus planos para curto ou médio prazo. Já escutei vários argumentos de pessoas que não investem em certificação e nem pretendem fazer isso, e talvez eu possa ajudar a clarear um pouco suas ideias e quem sabe ajude a te dar mais argumentos para pensar melhor a respeito. Parte do meu serviço na Microsoft é lidar com a comunidade técnica e tambem com vários Parceiros Microsoft (consultorias em geral). Já atuo como instrutor certificado desde 1998 (meu primeiro MCSE foi em Windows NT 4.0) e de lá até agora para mim ficou claro vários pontos sobre certificação no mercado:
– Sim, existem várias pessoas certificadas, e isso é natural. Somente a formação acadêmica não é suficiente, e é necessário a certificação para complementar (e não substituir sua graduação). Hoje em dia não basta ter apenas um diploma universitário, mas tambem uma certificação (ssio para quem vai exercer a carreira mais técnica). Antigamente era necessário ter pelo menos um diploma. Hoje em dia além do diploma é necessário ter uma certificação, e já há lugares que além dos 2 é necessário ter o Inglês fluente. Esse ciclo tem a tendência de aumentar os requisitos mínimos e sinceramente não acredito que vá mudar.
– Sim, o exame é caro. 100 dólares por cadea exame não é algo barato, entretanto é bom que voce saiba que a certificação Microsoft é uma das mais baratas. Outros exames de outros fabricantes (ex: CCNA, etc) são muito mais caros.
– Não, não é necessário fazer um curso oficial Microsoft para fazer um exame, apesar de que eu considero que deveria. A vantagem de se fazer um curso oficial é que o instrutor é certificado no produto que vai ministrar e o material do curso é planejado mundialmente, de forma que há um estudo para entender a sequencia de aprendizado, etc. e não adianta dizer que não tem dinheiro para fazer um curso. Há muito material de capacitação, com qualidade e gratuito no site da Microsoft. A minha area (TechNet/MSDN) disponibiliza varios treinamentos, e voce pode conferir neste link: http://bit.ly/centrodetreinamento
– A falta de tempo é um problema, e para quem tem família (principalmente filhos) é mais dificil ainda. Entretanto o mercado não vai parar por sua causa, e se você não se preparar , saiba que tem muitas outras pessoas que vão. Só de pensar nisso já vai te deixar mais preocupado.
– Consultorias que sejam ligadas à Microsoft devem possuir profissionais certificados no seu quadro de funcionários. Isto por causa dos requisitos de competência da Microsoft que exigem pessoas certificadas. Desta forma se voce possui certificação é quase certo que se voce enviar seu CV para qualquer consultoria vão querer te contratar.
Bom, talvez voce ainda não esteja convencido, e seria melhor ouvir a opinião de outros profissionais. O Portal Educação é um parceiro Microsoft e participou no TechEd (www.teched.com.br) em Setembro e realizou várias entrevistas com profissionais que estavam no evento e deram seus depoimentos sobre mercado. Assista os vídeos e pense um pouco.
fonte:http://www.fabiohara.com.br/2011/11/07/pensando-um-pouco-sobre-certificacao/
Deixe um comentário