Pensando um pouco sobre certificação

Olá Pessoal,

Semana passada apresentamos um webcast focado em certificações Microsoft, e hoje o Fabio Hara postou em seu blog um post relacionado ao tema, vejam como a certificação Microsoft é importante:

O que voce ja ouviu falar sobre certificação no mercado? Talvez você ainda não tenha feito nenhuma certificação por alguns motivos (custo, tempo para estudo, credibilidade, etc) e não esteja nos seus planos para curto ou médio prazo. Já escutei vários argumentos de pessoas que não investem em certificação e nem pretendem fazer isso, e talvez eu possa ajudar a clarear um pouco suas ideias e quem sabe ajude a te dar mais argumentos para pensar melhor a respeito. Parte do meu serviço na Microsoft é lidar com a comunidade técnica e tambem com vários Parceiros Microsoft (consultorias em geral). Já atuo como instrutor certificado desde 1998 (meu primeiro MCSE foi em Windows NT 4.0) e de lá até agora para mim ficou claro vários pontos sobre certificação no mercado:

– Sim, existem várias pessoas certificadas, e isso é natural. Somente a formação acadêmica não é suficiente, e é necessário a certificação para complementar (e não substituir sua graduação). Hoje em dia não basta ter apenas um diploma universitário, mas tambem uma certificação (ssio para quem vai exercer a carreira mais técnica). Antigamente era necessário ter pelo menos um diploma. Hoje em dia além do diploma é necessário ter uma certificação, e já há lugares que além dos 2 é necessário ter o Inglês fluente. Esse ciclo tem a tendência de aumentar os requisitos mínimos e sinceramente não acredito que vá mudar.

– Sim, o exame é caro. 100 dólares por cadea exame não é algo barato, entretanto é bom que voce saiba que a certificação Microsoft é uma das mais baratas. Outros exames de outros fabricantes (ex: CCNA, etc)  são muito mais caros.

– Não, não é necessário fazer um curso oficial Microsoft para fazer um exame, apesar de que eu considero que deveria. A vantagem de se fazer um curso oficial é que o instrutor é certificado no produto que vai ministrar e o material do curso é planejado mundialmente, de forma que há um estudo para entender a sequencia de aprendizado, etc. e não adianta dizer que não tem dinheiro para fazer um curso. Há muito material de capacitação, com qualidade e gratuito no site da Microsoft. A minha area (TechNet/MSDN) disponibiliza varios treinamentos, e voce pode conferir neste link: http://bit.ly/centrodetreinamento

– A falta de tempo é um problema, e para quem tem família (principalmente filhos) é mais dificil ainda. Entretanto o mercado não vai parar por sua causa, e se você não se preparar , saiba que tem muitas outras pessoas que vão. Só de pensar nisso já vai te deixar mais preocupado.

– Consultorias que sejam ligadas à Microsoft devem possuir profissionais certificados no seu quadro de funcionários. Isto por causa dos requisitos de competência da Microsoft que exigem pessoas certificadas. Desta forma se voce possui certificação é quase certo que se voce enviar seu CV para qualquer consultoria vão querer te contratar.

Bom, talvez voce ainda não esteja convencido, e seria melhor ouvir a opinião de outros profissionais. O Portal Educação é um parceiro Microsoft e participou no TechEd (www.teched.com.br) em Setembro e realizou várias entrevistas com profissionais que estavam no evento e deram seus depoimentos sobre mercado. Assista os vídeos e pense um pouco.

 

 

fonte:http://www.fabiohara.com.br/2011/11/07/pensando-um-pouco-sobre-certificacao/

 

Analista de TI,moderador forum TechNet, Microsoft Community Contributor, participante do TechNet Wiki,MCP,MCC,MCSA, MCTS

Publicado em Certificações

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: