Importando usuários com o CSVDE

Objetivo: Utilizar a ferramenta de linha de comando CSVDE para fazer a importação dos objetos usuários do Active Directory 

CSVDE é uma ferramenta de linha comando que importa e exporta objetos do Active Directory de ou para um arquivo de text delimitado por vírgula (também conhecido como arquivos de texto com valores separados por virgula, ou arquivo .csv). Os arquivos dilimitados por vírgula podem ser criados, modificados e abertos com ferramentas familiares como o Notepad e o Microsoft Office Excel. Se houver informações sobre usuários nos bando de dados Excel ou Microsoft Office Access existentes, você descobrirá que o CSVDE é uma maneira poderosa de tirar proveito dessas informações para automatizar a criação de contas de usuários.

A sintaxe básica do comando CSVDE é:

csvde [-i] [-f Filename] [-k]

O parâmetro i especifica o modo de importação: sem ele, o modo padrão do csvde é de exportação. O parâmetro -f identifica o nome do arquivo a importar ou exportar. O parâmetro -k é útil durante as operações de importação porque ele instrui o csvde a ignorar erros que incluem Object Already Exists,Constraint Violation e Attribute Already Exists.

O próprio arquivo de importação é um arquivo de texto delimitado po virgula (.csv ou .txt ) no qual a primeira linha define os atributos importados pelos nomes e atributos do LDAP. Cada objeto que vem em seguida, um por linha, deve conter exatamente os atributos listados na primeira linha. Eis o arquivo de exemplo:

DN,objectClass,sAMAccountName,givenName,sn,userPrincipalName
“cn=Flavio Honda, ou=CPD,dc=microsoft,dc=com”, user,flavio.honda,
Flavio,Honda,flavio.honda@microsoft.com

Esse arquivo quando importado pelo comando CSVDE, criará um objeto usuário para Flavio Honda na OU CPD.Os nomes de logon do usuário,primeiro nome e sobrenome, são configurados pelo arquivo.Você não pode utilizar o CSVDE para importar senhas,e, sem uma senha a conta do usuário permanecerá desabilitada inicialmente. Depois de redefinir a senha, você pode habilitar o objeto.

Até a próxima,

Flávio Honda
MCP | MCTS

Analista de TI,moderador forum TechNet, Microsoft Community Contributor, participante do TechNet Wiki,MCP,MCC,MCSA, MCTS

Publicado em Dicas Microsoft

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: